Asus EeePC – Brincando de configurar

by

Continuando a saga de configurar o EeePC, vejam aqui algumas das coisas que nós tentamos:

Primeiramente, tivemos que conectar o EeePC a internet e para isso utilizamos um roteador wireless, e configuramos a rede wireles do EeePC (Internet->Wireles Network), uma baba 😀


Agora, como eu sou fan do slackware, baixei o pacote do pkgtools e instalei ele simplesmente descompactando com o comando abaixo (o que não pode ser feito com todos os comandos) através de um terminal (CTRL+ALT+T para abrir).

user@eeepc-cristina>sudo tar -xzf \
>pkgtools-12.1.0-noarch-6.tgz -C /

Com o pkgtools instalado, agora temos 2 opções para instalar pacotes, pkgtools e apt. O próximo passo, é habilitar o full desktop mode, mas como eu não gosto de ficar usando o sudo, vamos usar um pequeno hack do sistema para mudar para root.

user@eeepc-cristina>sudo su

Agora como adminstradores, podemos instalar ksmserver e kicker.

user@eeepc-cristina>apt-get update
user@eeepc-cristina>apt-get install \
>ksmserver kicker

Bom, agora basta rebootar o sistema e pronto, esta instalado. Agora, para setar qual interface será bootada por padrão, bast is no settings->Personalization e escolher full ou easy :D. Para ir do easy para o full mode, basta ir no menu de reboot e selecionar, enquanto que o caminho oposto é feito no Launch->Easy Mode.


Agora, como minha namorada curte o enlightenment e o Eterm, decidimos instalar os programas e bibliotecas usando o comando abaixo.

Depois, fizemos o Full Desktop Mode lançar o enlightenment no lugar do KDE, e para isso, editamos o arquivo /usr/bin/startsimple.sh na linha 26, e trocamos startkde por e16, lançando asim o enlightenment. É lógico que deu merda, já que pelo enlightement, qualquer logoff ou halt reiniciava a máquina, tornando assim impossível desligar o laptop.

exec startkde
exec e16

Atualmente, o sistema esta rodando KDE (voltamos o arquivo startsimple.sh para o estado original) e esperando uma solução para o problema, talvez no próximo post a solução esteja presente. Até a próxima 😀

Para acompanhar a saga, clique no link abaixo:

wergeeks.wordpress.com/tag/eeepc

Via EeeUser.com

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , ,

15 Respostas to “Asus EeePC – Brincando de configurar”

  1. Tato (weRgeeks) Says:

    Achei toda essa parada de configurar o EeePC muito interessante… mas, não rola de instalar um Mac OS Leopard nele? rs….

    xD

    Aí sim seria legal!
    huahuahauhaua, pra mim!

    xD

  2. darthjee Says:

    Existem pessoas que instalam, mas isso eu deixo para os mac fans

  3. rl34075 Says:

    tato, eu instalei o Leopard nele com o kernel modificado para rodar no processador celerom… mas fica impossivel trbalhar…. voltei para o xandros e xp

  4. darthjee Says:

    Bom, para quem quer saber, minha amiga esta rodando o XP sem maiores problemas.
    rl34075, quanto voce tem de RAM?
    Como você conseguiu o xandros para reinstalar? voce nao destruiu a partição de recuperação?
    Abraços 😀

  5. Jose Says:

    Eu comprei o meu eeepc, e tenho uma rede wireless em casa, mas já configurada em um desktop com windows e com 2 laptops windows nela.(D-link)
    Quando eu configurei ela, eu pus uma pendrive no desktop e fui de computador em computador configurando, mas quando eu tentei fazer isso com o eeepc não deu certo.
    O que eu faço?
    Outra coisa, eu queria por no meu computador um compilador de C(de preferencia pequeno), o que eu tenho que fazer(se tiver um IDE também serve).
    O mesmo vale para compilador de Haskell se possível.

  6. Tato (weRgeeks) Says:

    E aí Darthjee? Como podemos ajudar Jose? Abs

  7. darthjee Says:

    Isso vai depender.
    Jose, se voce estiver rodando um Windows no seu eeepc ai eu não sei exatamente qual o problema, mas se for no xandros (linux original do eeepc), o pendrive não deve funcionar, ja que ele funciona de forma diferente.

    É necessario tambem saber como funciona sua rede wireless. Ela tem senha Wep? restrição de MAC Address?

    no Xandros, faça como eu falei: (Internet->Wireles Network) e escolha a sua rede, coloque sua senha Wep (se voce utilizar) e pronto.

    Se voce me falar os dados que faltam eu posso ajudar melhor 😀

  8. jose Says:

    eu não mudei o sistema, é aquele linux original que vem com ele.
    A senha é WPA eu acho,
    o que ocorre é que eu vou em rede wireless, eu ciclo em conectar, ele começa a conectar e depois dá como pendente, mesmo eu tendo pondo a senha da rede.
    Se for WEP, também funciona para os outros computadores originais?
    Não sei quanto a esse MAC adress, sabe onde eu verifico isso?
    Desculpe a ignorância, é que eu realmente não sei mexer direito no computador

  9. darthjee Says:

    Eu viou ter que verificar, realmente nao sei o porque nao conectaria

  10. Jose Says:

    O que eu estou realmente precisando é instalar um compilador (tipo o gcc), alguém tem alguma sugestão?

  11. darthjee Says:

    o problema eh que ele ocupa muito espaço no PC

    eu estava tendo o mesmo problema com minha namorada

    seria melhor vc utilizar a ferramenta apt

    apt-cache -search gcc
    isso retornara a lista de pacotes relacionadas ao gcc

    entao faça apt-get install

    mas eu acho q os 4GB dele vao ficar apertadinhos, mas vale tentar

  12. jose Says:

    Bem, eu dô conta do espaço.
    Tô com uma pendrive de 4G onde eu ponho todos os meus documentos e tenho tb um cartão de câmera de 4G que eu tinha comprado inutilmente porque ele se mostrou incompatível com minha câmera(mas não com o meu eeepc 🙂 )
    então, eu acho que espaço não é problema.
    Bem, isso serve para qualquer outro programa, esse comando
    apt-cache -search …
    apt-get install
    ?

  13. darthjee Says:

    Sim, com o apt-cache -search vc busca os pacotes, e com apt-get install vc instala 😀

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Advanced_Packaging_Tool

  14. Jose Says:

    Eu fiz isso que você falou
    sudo apt-cache search gcc

    ele devolve varias coisas, entre elas
    gcc-3.3-base

    aí eu digitei

    sudo apt-get install gcc-3,3-base
    diz que leu a lista de pacotes, verificou a arvore de dependencias, mas disse que já é a versão mais nova, e diz que 0 pacotes foram atualizados, 0 instalados, 0 a serem removidos e 17 não atualizados

    tem alguma ideia do que aconteceu?

  15. Ranzani Says:

    Eu tenho 1 Asus EeePC 701 4G formatado e sem nenhum ambiente operacional. Gostaria de reinstalar o XANDROS original. Como faço isto se não tenho o CD ?

Deixe um comentário

